Árvores do Morro

Árvores do Morro - Tucaneiro

 tucaneiro fruto 1

Tucaneiro

Vochysia tucanorum

 

tucaneiromuda 

Pertence a família Verbenaceae.

A espécie mede entre 8 e 12 metros de altura. Essa árvore costuma ter copa arredondada, com tronco de 30 a 40 centímetros de diâmetro. É revestido por uma casca acinzentada, pouco escamosa e estriada. As folhas aparecem em quantidade de 4 por nó. Suas flores são amarelas e vistosas. O fruto, em cápsula, apresenta várias sementes aladas.

Essa árvore possui vários nomes populares. É chamada de fruta-de-tucano, caixeta, cinzeira, coxa-de-frango, rabo-de-tucano, rabo-de-arara, canela-santa, amarelinho, vinheiro, pau-de-tucano, pau-doce e vinheiro-do-mato. O nome mais popular cinzeiro veio da cor da casca do tronco, acinzentada.

Em função da beleza de suas flores amarelas em cachos erguidos ao céu, a cinzeiro tem aplicação extremamente ornamental. É possível notá-la à distância.

Essa planta pioneira é usada em reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas de preservação.

Felizmente sua madeira tem pouca aplicação prática (exceto para caixotaria, confecção de brinquedos e artefatos leves ou como lenha). Ainda assim seria um desperdício usá-la dessa forma. A espécie costuma florescer de outubro a março, com os frutos amadurecendo entre agosto e setembro.

logogo2  

Foto Galería